quinta-feira, 5 de novembro de 2009



I FÓRUM DE AVALIAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE


AVALIAÇÃO EM EVIDÊNCIA:
PERSPECTIVAS E DESAFIOS DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA  EDUCAÇÃO BÁSICA


05 e 06 de novembro/ 2009
DUQUE DE CAXIAS/RJ




APRESENTAÇÃO


A avaliação continua sendo um tema que gera tensões, conflitos e polêmicas no processo educacional. Verifica-se que, a partir dos anos 1990, a avaliação, em suas múltiplas dimensões, tem assumido centralidade nas políticas educacionais (SAEB, Prova Brasil, Provinha Brasil, ENEM, etc). Além disso, percebe-se uma ampliação da temática nas  licenciaturas, nas faculdades de educação, bem como nos programas de pós-graduação e reconhece-se que, nos últimos anos, houve um aumento significativo das produções desse campo de estudo. Entretanto, ainda verifica-se que sua prática continua enfrentando muitas dificuldades. No campo da formação de professores, colocam-se grandes desafios a enfrentar. Este contexto exige que as discussões se aprofundem. Neste sentido, com vistas a aproximar nossos estudantes da FEBF/UERJ com as redes municipais de educação e com a finalidade de conhecerem as políticas e as práticas de avaliação no cotidiano das escolas é que o GEPACT propõe este fórum. O objetivo, neste encontro, é conhecer como as secretarias municipais vêm implementando a avaliação no cotidiano das escolas, suas relações com o currículo, com o trabalho pedagógico. Além disso, pretende-se estreitar relações entre a FEBF/UERJ e as secretarias com a intenção de estabelecer uma cultura de colaboração no campo do ensino, da extensão e da pesquisa com vistas à promoção de avanços na qualidade da educação nos municípios da baixada fluminense.

PROGRAMAÇÃO

05/11/2009 – Quinta-Feira
19:00 – Abertura
19:15 – SEMED  Nova Iguaçu
Jailson de Souza e Silva

19:45 – SEMED Belford Roxo
Willian Alberto Campos Rocha

20:15 – SEMED São João de Meriti
Carlos  Correia
20:45 - Debate

06/11/2009 – Sexta-Feira
19:00 – SEMED Nilópolis
Vera Inês Gonzalez

19:30– SME Duque de Caxias
 Sonia Pegoral Silva

20:00 – SEMED Mesquita
Regina Coeli Moura de Macedo
Ana Lúcia Gomes de Souza

20:30 – Debate




A avaliação pretende promover uma reflexão que participe da experiência de ensinar com e de aprender com, tecida coletivamente na sala de aula, na sala de aula professores, no pátio, no refeitório, no banheiro, nos corredores, no portão, na biblioteca, nos tantos outros lugares onde transitam pois sujeitos que se encontram na escola para realizarem, juntos,  um trabalho que visa á ampliação permanente de conhecimentos”
Maria Teresa Estebán






FEBF
Faculdade de Educação
Da Baixada Fluminense
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UERJ


Organização



GEPACT - FEBF/UERJ
Grupo de Estudos e Pesquisa em Avaliação. Currículo e Trabalho Pedagógico
Coordenação
 Ivanildo Amaro de Araújo
(FEBF/UERJ)

Integrantes: Anderson Vieira Souto, Cátia de Oliveira, Daniele Salles, Francisco da Silva, Lindinalva Cavalcante, Magno Sales, Marcela Melo, Marcio Louzada, Maria Océlia Mota, Nathália Aguiar, Regina Mucy, Verônica Trindade

Um comentário:

  1. O fórum foi ótimo!!!!

    Parabéns a todos os participantes e colaboradores - tantos os diretos quanto os indiretos!!!!

    Marcio.

    ResponderExcluir