sábado, 10 de outubro de 2009

PESQUISAS EM ANDAMENTO

1. A hora e a vez do sucesso escolar: concepções e práticas de avaliação para promover as aprendizagens.

COORDENADOR: Prof. Dr. Ivanildo Amaro de Araújo¹
BOLSISTA: Magno Sales Coutinho²

RESUMO:

O objetivo deste projeto de pesquisa é analisar as concepções e práticas de avaliação implementadas por professores de escolas que oferecem as séries/anos iniciais do ensino fundamental da rede municipal de Duque de Caxias-RJ, identificando e compreendendo de que forma as avaliações externas (Prova Brasil/IDEB) influenciam na organização do trabalho pedagógico da escola e que impactos provocam nesta organização. A pesquisa será iniciada em 2009, com a perspectiva de expandir-se para os anos de 2010 e 2011. Pretende-se fazer uma investigação de natureza descritiva, focalizando a coleta de dados em tempos amplos de observação in loco, além de lançarmos mão de questionários, entrevistas, documentos, relatórios e demais registros que se fizerem necessários. A sistematização e análise dos dados se sustentarão na perspectiva de triangulação dos mesmos e de sua categorização mediante os objetivos definidos.

2. O currículo e avaliação no ciclo de alfabetização de uma escola da rede municipal do Rio de Janeiro 


ORIENTADOR: Prof. Dr. Ivanildo Amaro de Araújo
PESQUISADORA: Alessandra do Nascimento


RESUMO: 


O processo de implantação do ensino fundamental de nove anos nos sistemas de ensino do país provoca uma série de questões que envolvem o currículo, as metodologias e a avaliação. Neste sentido, busca-se compreender como o currículo para o ciclo inicial de alfabetização é construído e quais são seus pressupostos epistemológicos, políticos e pedagógicos. Além disso, busca-se investigar como professores participam das definições acerca do currículo e como o concretizam no cotidiano de suas salas de aula.

Um comentário: